Who you’re gonna call?

Bem, assisti o filme Espíritos – A morte está ao seu lado. E admito, não é o melhor filme de terror que eu assisti, mas é interessante ver mais um filme de terror vindo do oriente. Este filme é tailandês, mas possui uma estética muito parecida com os famosos filmes japoneses Ringu e O Grito. Mas em Espíritos, acho que os caça-fantasmas se dariam bem.

Espritos - A morte está ao seu lado

Esse filme é sobre espíritos que aparecem em fotografias. Com certeza você já ouviu falar, ou já viu em algum lugar uma dessas fotos. E como Jack, O Estripador diria: vamos por partes.

No Japão existem muitas histórias de fantasmas, de lugares assombrados porque os proprietários se suicidaram ou foram mortos de maneira violenta. E quando alguém espalha que tal casa pe assombrada, daí nenhuma alma viva fica perto e os corajosos que se aproximam, às vezes, somem. Mas na verdade só foram para outra cidade, mas a lenda urbana é mais forte. Esta cultura de história de fantasma faz com que filmes como Ringu e O Grito tenham maior influência do que para nós brasileiros.

Em Espíritos, a história consegue ser mais geral e atingir todas as nacionalidades, afinal você ver uma foto com alguém atrás de você quando você estava posando sozinho é medonho. No filme, eles fazem uma pequena discussão sobre falsificar esses tipos de foto e as ditas reais.

As primeiras fotos de fantasmas que surgiram nada mais eram do que pessoas vestindo lençois brancos com uma máscara medonha e eram fotografadas num canto de alguma sala. Sinceramente não eram nada assustadoras e hoje em dia até engraçadas. Não convencia ninguém. Então, alguém teve a brilhante idéia de sobrepor uma foto com alguma outra e assim surgiram fotos até que convincentes de fantasmas.

A spirit photo taken by Fredrick Hudson. The sitter was Raby Wootton, who, with friends, took the photograph and developed it themselves without allowing Hudson to take part in it. They never realized how easy it would be for Hudson to switch the plate that he gave them to develop!

Hoje em dia, então, com a tecnologia disponível é extremamente fácil falsificar uma foto de fantasma. E nem é preciso ser o mago do Photoshop para fazer uma falsificação. Existe um outro fator que é o erro humano. Pode ser um dedo esquecido na frente da camera, a correia da máquina também dá um belo fantasma. Fumaça de cigarro pode virar um vapor fantasmagórico. Reflexos do flash em superfícies dão ótimas aparições. Poeiras iluminadas por um flash também dá ótimas bolas de energia fantasma.

   

Mas, uma coisa que chamou minha atenção no filme foi o fato de fotos em polaroid. Não tem como falsificar uma foto polaroid, mas ainda continua a existir o fator dos dedos e objetos na frente da lente. Mas agora pergunta se eu eu achei alguma foto de fantasma em polaroid convincente o bastante. Se algum dia você conseguir uma foto de fantasma em polaroid e conseguir me provar que não é nada na frente da lente. Aí, eu ficarei com medo mesmo.

Quanto ao filme. Se você não ganhou ingressos para assistir o filme, espere sair em DVD, rache o aluguel com os amigos e se divirta. Tem pelo menos uma cena cômica no filme, que eu rachei o bico. Não falo para assistir na tv porque é interessante ver o pessoal falando em tailandês. Não espere sustos demais, nem climas tensos ao extremo. É só mais um filme de terror com a diferença de ter uma visão tailandesa da coisa.

Anúncios

Um comentário sobre “Who you’re gonna call?

  1. Cara achei muito legal suas explicações de fantasmas fotográficos.
    Outro dia no Lab, o PH achou uma foto com um fantasma.
    Muito legal.
    Acho que era um convidado indesejado e o fotógrafo tentou retocar, apagando ele com solvente.
    É uma foto de uma galera, de 1950 mais ou menos, e tem um "fantasma". Aparece o rosto direitinho. Mas ele não é nítido como os outros da foto.

    uuuuuu… meda!

    Um outro jeito de falsificar fotos fantasmagóricas. Só vou acreditar quando eu tirar uma e tiver todo o controle sobre o processo de revelação. Da foto, é claro.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s