Terços e Pênis

Depois da polêmica censura do Centro Cultural do Banco do Brasil, a obra "Desenhando com Terços" de Marcia X agora é exibida na Alemanha na Galeria Weisser Elefant. Por enquanto, não surgiu nenhuma polêmica, mas vamos ficar atentos.

E realmente o BB se queimou nessa história. Interesses econômicos predominam sobre interesses culturais. Faz o que convém e assim a vida vai. Mas ainda me pergunto: por que o BB não fez uma triagem antes de expor todas as obras. Seria menos prejudicial recusar do que censurar depois que está exposto. E se você ver as outras obras da artista, a obra "Desenhando com Terços", não está fora do contexto. Será que o BB não pensou nisso?

Alviceleste

Ela já possui obras que utiliza orgãos sexuais e imagens religiosas. Será que o BB foi tão inocente assim? Ou não previu a reação de seus clientes. E censurar uma obra numa exposição chamada "Erotica – Os Sentidos na Arte" onde só pelo nome uma pessoa já pode condenar a exposição inteira chamando de pornográfica. Só podemos rir com a hipocrisia do BB.

Muitos dizem que a Igreja ainda viva na época da Inquisição. Pode até ser, mas eles perseguem esse ideal, não são hipócritas quanto a isso. Agora o BB ficar mudando de lado porque convém…tsc…tsc…tsc…

Não estou defendendo a artista, não conheço profundamente seu trabalho, mas devido a essa polêmica convém pensar sobre a censura na arte, a hipocrisia e o papel dos museus e centros culturais. Toda arte é válida. E todo ser humano possui o livre arbítrio (pelo menos, teoricamente) de escolher ver ou não seja lá o que for. Os museus e centros culturais, primeiramente, tem a responsabilidade de divulgar cultura para a população. O que eles escolhem divulgar é responsabilidade de cada um, mas não podemos aceitar a hipocrisia de nenhuma instituição.

Imagem: Alviceleste
Site da Artista: Marcia X

Anúncios

2 comentários sobre “Terços e Pênis

  1. Concordo inteiramente.
    Não existe um lado certo. Por exemplo, futebol. Eu torço pro Brasil. Eu vou criticar a seleção do MEU PONTO DE VISTA.

    Um argentino vai fazer isso do ponto de vista DELE.

    Pra um artista, um terço é um objeto, como tantos outros. Pra esse artista, o terço não é sagrado, é só um objeto. Ainda, ele pode inclusive usar a sacralidade que as religiões atribuem aos objetos para fazer uma referência ou até mesmo uma crítica.

    Um pênis pode ser tão sagrado quanto um terço (vejam os gregos, egípcios e hindus).

    O problema é sempre a postura de quem está vendo aquilo.

    Sou católico mas nem por isso acho "errado" esse tipo de obra de arte ou os questionamentos que se fazem hoje em dia, como no "Código da Vinci" por exemplo.

    Para um católico, seria blasfêmia. Ok. PARA UM CATÓLICO. Mas, se quem escreveu a história não vê aquilo como sendo algo sagrado, ele pode dizer o que quiser sobre o assunto. Afinal, muitos de nós vamos ao McDonald's para devorar hamburgueres feitos com carne de animais sagrados em algumas religiões, não é mesmo?

    Iria o McDonald´s da Índia anunciar hambugueres com 100% carne bovina só pra esperar a reação da população e "vetar" em seguida, lançando somente carne de soja???

    Como vc disse, melhor vetar antes que censurar.
    Mas ainda acho que, por se tratar de arte, mesmo o veto é hipócrita.
    Banco do Brasil, que papelão hein?

    Na arte, o veto pode ser hipócrita, mas é a escolha que a instituição possui. Assim como todas as pessoas que podem escolher ver ou não a obra numa galeria. Se elas escolhem ir e ficam chocadas com aquilo, não se pode culpar o artista, mas o próprio observador. Não é todo artista que esfrega sua arte na cara das pessoas, não é?

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s