A vida é mais do que a soma de suas partes

“A vida é uma viagem, precisamos apenas escolher o caminho.”

Transamerica 

Transamerica poderia ser mais um melodrama retratando a vida de uma transexual, mas é mais do que isso. É um filme que retrata as relações humanas com um pouco de drama e um pouco de humor (afinal pessoas bem resolvidas sabem rir de si).

O filme não tenta educar sobre as transexuais através de seus conflitos psicológicos, mas de sua relação com o mundo, mostrando que o ser humano é igual não importando o sexo. Não há tempo para aprofundamento das personalidades dos personagens, eles estão lá, você goste ou não deles. Eles são o que eles mostram ser. Não há tempo para aprofundamento psicológico sobre a mudança de sexo da personagem Bree (Felicity Huffman) porque isso é um mero detalhe e é encarado com humor sem ser pejorativo, o prato principal está no seu relacionamento com seu filho e sua família.

O fato de ser um mero detalhe já mostra que ser transexual, gay ou seja lá o que não é algo para se fazer tanto barulho. E o barulho feito pelas pessoas “normais” é explicitamente colocado como não entedimento. E o filme não tenta fazer com que o espectador entenda a mente de uma transexual, mas sim mostrar que o preconceito das pessoas pode ter origem no seu medo de não conseguir entender. Em nenhum momento a “desorientação” sexual é condenada, apenas é encarada com medo.

Este é mais um filme que não mostra que ser essa “anomalia” significa que a pessoa tem que viver em profunda depressão e conflito com o seu ser. E isto é ótimo para mostrar para a sociedade que gays, lésbicas e transexuais vivem normalmente como qualquer um. Super clichê, mas é válido: Não podemos julgar um livro pela capa, ainda mais se a capa tem dobras ou é lisinha.  

Imagem: The CIA.com

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s