United 93

Assisti o filme Vôo 93 (United 93), que mostra os fatos acontecidos dentro do único avião do dia 11 de setembro que não atingiu o seu alvo porque os passageiros reagiram. A primeira impressão que ficou foi que não é um filme que tenta ser patriota, embora eu tenha ficado com raiva dos sequestradores por usarem violência gratuita, mas me disseram que isso é um procedimento para intimidar as vítimas.

Embora os passageiros foram vistos como heróis, no filme a impressão não foi essa. A impressão que ficou não foi que eles queriam salvar outras vidas, mas que eles queriam se salvar. Foi uma luta pela sobrevivência.

 

Aquele dia foi um dia apocalíptico e parece que cada vez mais os filmes passam a retratar um futuro (ou passado) apocalíptico. Desde Blade Runner e o Exterminador do Futuro à Children of Men, o novo filme do diretor Alfonso Cuarón. E enquanto Blade Runner e Terminator, o futuro parecia algo distante e impossível de acontecer, o filme de Cuarón parece ser um futuro racional e preocupante se não começarmos a tomar as devidas precauções. Dá medo.

Mas os melhores filmes sobre pós-apocalipse são os filmes futuristas japoneses porque como disse uma professora, “Os japoneses já passaram por um apocalipse”. Não sei se no futuro existirão robôs como os replicantes ou o exterminador. Muitos menos acho que estamos longe de ter carros voadores como nos Jetsons, o que seria legal. Mas posso afirmar que um futuro como no filme de Cuarón, é bem possível. Talvez nada de grande desastres ou bombas atômicas. Talvez a falha do ser humano será o fator para o seu extermínio.

Anúncios

Um comentário sobre “United 93

  1. acho que é por ai mesmo: salvar a própria pele. Mas todos os documentários que vi os colocam como heróis. E como dizia o vocalista dos Baianos e os novos caetanos: herói é o caba que não teve tempo de fugir.

    As outras pessoas que fazem os heróis, não é? E tenho inveja do patriotismo norte-americano. Se os brasileiros tivessem mais patriotismo ao país, quem sabe esse maravilhoso país se tornasse um lugar melhor.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s