O Sabor da Melancia

Assisti o filme O Sabor da Melancia. Curioso. Intrigante. Diferente. Divertido. Brega. E surreal.

O Sabor da Melancia

Muitas palavras para definir um filme só? Pois é. Este consegue.

Este é um filme que pode incomodar alguns, divertir outros e entediar a maioria. Nada de produções hollywoodianas, nem uma história complexa. A complexidade aqui surge da complexidade humana em seus relacionamentos porque nunca podemos adivinhar o que a outra pessoa está sentindo ou pensando. É uma comédia também porque há cenas a là comédia pastelão. É um musical e se você odeia pessoas começando a cantar do nada. Há muitas cenas assim. Não se preocupe em ler as legendas, são muitas poucas falas. A experiência está em sentar e ver/ouvir o filme e deixar que sua linguagem corporal mostre as reações quanto as cenas.

E a melancia? A melancia está na história por um motivo. Há falta de água e a única fruta é a melancia. Simbolismo ou não (fica a cada pessoa interpretar), vi neste filme como a melancia é uma fruta esteticamente bonita. Às vezes, desengonçada, mas bela. E suas cores vivas destacam-se no meio ao tom pastel que o filme possui. O seu vermelho chega a incomodar em alguns momentos, mas o seu verde a faz passar despercebida por algumas cenas.

E se você nunca entendeu de enquadramentos de cenas num filme, neste você ainda continuará não entendendo, mas verá a intenção do diretor na composição da cena, sempre utilizando a dualidade como um yin e yang. E o tom de espontaneidade em algumas cenas me fez pensar que o diretor deu um ordem simples para os atores que acabaram por dar um certo tom de complexidade à cena simplesmente por serem humanos.

Por fim, é um filme de arte. E como todo filme de arte, passará despercebido pelo público. Vale a pena ver? Sim, pois é um filme que te faz pensar nem que o pensamento for “por que assistir essa merda?”, mas com um pouco de esforço você pode metaforizar o filme inteiro e esse é o trunfo do filme. Não é um filme para se sentar passivamente e assistir. É um filme que exige a inteligência (ou consciência) de quem está assistindo para ver além do que está sendo mostrado. E a minha interpretação? Somos todos melancias. Temos o vermelho da paixão dentro de nós, mas é o verde sem graça que vemos. Temos que nos esforçar um pouco mais para descobrirmos o interior da melancia. E nem sempre vamos encontrar uma melancia doce e saborosa por dentro.

Quer tentar entender do que estou falando?

Ou é tudo bobagem para você?

Imagem: Omolete

Anúncios

2 comentários sobre “O Sabor da Melancia

  1. aahahah e bota estranho no seu gosto pra filmes… um suplício chegar até o final! Mas estranhamente do que eu poderia imaginar, não dormi neste filme… vai entender porq!

  2. Fui tentar entender o que você disse, mas continuei quase na mesma. Por isso assim que eu puder, vou procurar esse filme 😉 Só espero que seja bom.

    Até eu estou tentando entender o filme ainda. É complicado, mas é bom sair dos filmes hollywoodianos que entregam a história mastigada para o povo. Só fico com medo de você odiar e me culpar…hehehe. Tenho um gosto um tanto estranho para filmes, só para te avisar…hehehe

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s