Que maldita arte essa arte maldita…

Como você retrataria numa pintura uma rainha?

Rainha Isabel II

Rainha Isabel II   

E foi assim que George Condo retratou a rainha Isabel II. E causou polêmica. Por que? Porque foi assim que ele retratou a rainha. Eu não vejo problema. Aos meus olhos tem uma cara moderna e não beira o ridículo. Tem uma cara simpática e amigável, até parece um cartoon, que tenho uma certa afinidade.

Esta pintura exposta na Tate Modern beira a uma caricatura. E todos sabemos que uma caricatura expõe os principais defeitos como maneira de satirizar. Mas todos estão escandalizados com a sátira de Condo. Ainda mais quando ele próprio fala que se inspirou em Velázquez. Pois bem, eis um quadro de Velázquez.

Infanta Margarita

Ironias a parte, acho que o povo britânico está muito preocupado com o que os outros vão pensar. E toda expressão artística é válida. Só faltou uma opinião da própria rainha. Cabeças irão rolar? Acho que não porque se não rolaram até agora é porque as autoridades tem outras coisas mais importantes com que se preocupar. Só a imprensa britânica mesmo que não tem nada o que fazer…

Imagem: Rainha Isabel II de George Condo

Comente!

