Olha o que eu fiz. Graças a Deus que fui eu.

Essas foram as palavras proferidas calmamente (enfatizo CALMAMENTE) pelo milionário Steven Wynn depois de abrir um buraco numa tela de Picasso chamada de “O Sonho”.

Bem, e o que isso tem a ver? Você reagiria calmamente depois de abrir um buraco numa tela de um pintor famoso que você acabou de vender por apenas (APENAS) 139 milhões de dólares? E que você comprou por apenas 48 milhões de dólares?

Para meros mortais como nós, proporcionalmente, seria como abrir um buraco numa tela que compramos por R$4,80 reais e vendemos por R$13,90.  

Eis a vítima da cotovelada assassina.

O Sonho de Picasso

E quem foi Pablo Picasso? Picasso é um dos principais representantes do movimento cubista. Provavelmente sua tela mais famosa é a Guernica que retrata um momento da Guerra Civil Espanhola. Obra que me perturba até hoje quando a vejo.

Guernica

Todo o horror e angústia da guerra está estampada nesta pintura. E por causa de seu estilo cubista, as pessoas parecem mais angustiadas, não dá para saber o que são membros decepados e o que são membros inteiros. A mãe com seu filho morto nos braços parece expressar a dor, a tristeza e a loucura de perder um filho. Nenhum personagem escapa do horror da guerra, mesmo os animais parecem estar sofrendo.

Quando teve uma exposição aqui na Oca do Ibirapuera, eu me intriguei com a obra L’Accordéoniste. Olhava de perto, olhava de longe, de lado, com um olho, com o outro e não achava uma figura concreta para enxergar. É uma pintura diferente de Guernica.

L’Accordéoniste

Tentar resumir Picasso em um post seria tolo, há muito mais sobre Picasso do que esse post tentou descrever, muito mais complexidade e simplicidade. E com certeza, nenhum cotovelo ou buraco negro.

Imagem: Wikipedia

Um comentário sobre “Olha o que eu fiz. Graças a Deus que fui eu.

  1. Segundo Argan, a Guernica é a morte da Arte.

    O que, em parte, eu concordo…

    Segundona entrego minhas coisas. Apesar de estar sem Internet, vou tentar manter mais contato.

    Abração!

    Grande surpresa. Estou torcendo por você. Abração!

Comente!

