Respondendo o Meme

Com muita atenção atenciosa e um pouco de concentração responderei o meme passado pela Charo.

Claro que o primeiro livro que tem que ser citado é As Cidades Invisíveis de Italo Calvino. Como um arquiteto e aspirante a artista plástico, esse livro é um exercício de imaginação e criatividade, seja para um artista ou um urbanista. São descritas cidades que podem parecer fantásticas, mas será que a nossa cidade, quando descrevemos para as pessoas de fora, também não é fantástica?

Segundo que eu preciso citar é A Costura do Invisível de Jum Nakao. Outro livro ótimo para exercitar a criatividade, ou somente para ver como existem coisas belas nesse mundo. O livro é sobre o desfile de roupas de papel que Jum fez no Fashion Week SP de 2004. E, claro, traz as fotos de todas as roupas confeccionadas manualmente. Sempre falo para meus amigos que o dia que estou de mau humor ou com falta de inspiração, eu folheio o livro um pouco e fico feliz.

Terceiro que preciso citar é Capas na Areia de Dave Mckean. O livro é uma compilação da capas da HQ do Sandman, escrita por Neil Gaiman. Além das imagens maravilhosas, que eu poderia passar horas e horas contemplando, os comentários de Mckean e Gaiman são divertidos e depois de ler nunca mais vi os peixes como antes. Esse livro me inspira e me motiva a fazer arte.

Agora terei que citar dois livros que valem como um (para mim pelo menos). Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll e Coraline de Neil Gaiman, ilustrado pelo Dave Mckean (maravilhoso!). Um é o Yin, outro o Yang. Um é a escuridão, outro a luz. Você pode decidir qual é qual, mas para mim a Alice é a escuridão e a Coraline a luz, embora possa parecer o contrário. Afinal, Alice me dá pesadelos.

E depois de tanta fantasia, um livro um pouco mais sério. Confissões de uma Máscara de Yukio Mishima. Descobri esse autor recentemente, fiquei curioso com seus livros e interessado por sua vida pessoal. Comprei esse livro e adorei! Claro que comprei outro Cores Proibidas que estou adorando e temendo em ler porque eu gostaria que o livro não acabasse.

Bem, existem outros livros que eu gostaria de listar, mas se eu começar eu não paro mais. Então eu paro por aqui.

Assim tá bom, Charo?

Anúncios

Um comentário sobre “Respondendo o Meme

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s