Lançado em 2003, Eye for an eye da banda britânica U.N.K.L.E. é uma animação com alto teor crítico à guerra e à violência. Como qualquer clipe e qualquer música está aberta a interpretações, mas no mundo atual que vivemos, sendo bombardeados por imagens de violência, a comparação com a guerra é inevitavel, porém deixa uma questão: se os seres humanos fossem menos ambiciosos, as guerras existiriam? A mensagem do clipe é o velho clichê: violência só gera mais violência, como diz o título da música, olho por olho.
O vídeo foi feito por Shynola, um grupo de 4 artistas britânicos que já fizeram vídeos também para grupos como Morcheeba, Queens of Stone Age e Blur. A animação em 3D com alguns toques de 2D foge do convencional e mesmo os seres mais bonitinhos possuem um quê de bizarro. Mas como todo ser humano que possui uma empatia pela vítima, o bizarro deixa de ser bizarro quando se torna vítima. Porém, se você prestar atenção e colocar a cabeça para funcionar, vai ver que não existem vítimas. Tudo o que acontece, não acontece por acaso. Há sempre uma razão para acontecer.
Mais sobre Shynola? Clique aqui.
E “vítimas” de suas próprias ações né? Só pq cabe direitinho, não tem de colocar na boca né? 🙂
Beijo!
Transformação também é uma interpretação. Uia, rimou! Hehehe. Acho que não existem vítimas porque elas acabam virando, vamos dizer, predadores também quando são atacadas. É uma transformação, sim!
Há! Vc postou antes que eu… Estava com essa música na cabeça. Isso é genial!!! É bom para pensar, dançar e ainda ficar só “admirando”…
Engraçado vc falar de vítimas. Muito a ver com a frase no final do clipe. Antes, eu sempre pensava em transformação qdo via esse vídeo. De qq forma, adorei suas colocações.
Ah, até imagino quais os vídeos eles fizeram para o QOSA. São lindos.