Shake it baby!

Ontem, às 21 horas, aconteceu um terremoto em São Paulo que foi sentido em vários locais. O tremor atingiu 5,2 pontos na escala Richter, ou seja, um tremor mediano já que a escala Richter vai de 0 a 9. E apenas os acima de 3,5 que podem ser sentidos.

Eu estava deitado na cama quando o tremor começou. Até pensei que fosse um caminhão passando na frente de casa, mas o tremor persistiu. Pensei que fosse um ataque de labirintite então o cérebro pensou na possibilidade de um terremoto. Mesmo que tenha durado poucos segundos, cheguei a ficar com medo porque se o tremor ficasse mais intenso, eu não saberia o que fazer.

Onde o tremor foi sentido mais forte, a ponto de movimentar objetos na casa e causar rachaduras nas paredes, as pessoas saíram de casa e de prédios. Mas o que se deve fazer em caso de terremoto? Como não é grande o número de terremotos aqui no Brasil, poucas pessoas sabem o que fazer.

Em lugares onde já estão acostumados com terremotos e as construções são feitas para aguentar tremores de terras, as pessoas são aconselhadas a ficarem dentro de casa e debaixo de uma mesa ou um móvel resistente para evitar objetos que possam machucar. Mas no Brasil onde rachaduras surgem com a passagem de caminhões mais pesados na rua, a probabilidade de desabamento é grande, o que é melhor fazer? Ficar em casa ou sair de casa? Já que que o maior indíce de mortes registrados em locais com terremoto são de pessoas que saíram de casa.

Provavelmente e como sempre, somente depois de um grande desastre seremos instruídos como proceder em casos de terremotos mais intensos. E especialistas já avisam que tremores mais intensos podem acontecer.

Anúncios

Um comentário sobre “Shake it baby!

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s