Homos Sexus

A palavra homossexual deriva do grego (homos que significa igual) e do latim (sexus que significa sexo). E se hoje ser homossexual ainda cause certa polêmica na sociedade, na Antiguidade era diferente. Há indícios de homossexualismo desde a Era Paleolítica, porém todo o homoerotismo contido nas figuras encontradas são somente suposições, por enquanto.

A Grécia, que hoje nos fascina com sua cultura, sua política, sua arquitetura e sua beleza, aceitava normalmente o que hoje pode ser considerado uma relação homossexual. Era comum jovens atenienses morarem com homens mais velhos como parte de sua educação como cidadãos e era uma vergonha jovens sem tutores ou tutores sem jovens. Porém, após a sua formação como cidadãos, o jovem ateniense casava-se e desempenhava seu papel na sociedade. A relação entre dois homens era considerado uma demonstração de virilidade. Por isso temos tantas histórias de generais e conquistadores e seus amantes masculinos. Ser passivo era considerado uma vergonha entre os gregos, pois acabava com a virilidade.

Tão comum era a relação entre jovens e homens mais velhos que esse tipo de relação acabou sendo integrada também na mitologia grega. Entre eles é interessante citar o mito de Ganimedes. Ele era um príncipe de Tróia, mais belo do que os outros mortais. Zeus, ao vê-lo com toda sua beleza, apaixonou-se por Ganimedes. Então Zeus transformou-se em uma águia e raptou o jovem, levando-o para o Olímpo para servir o néctar dos deuses. Para homenagear o belo jovem, Zeus o colocou na constelação de Aquário.

O rapto de Ganimedes, de Pieter Pauwel Rubens, 1611-12

Roma também possuía sua tolerância à homossexualidade. Tanto que temos famosos imperadores romanos e suas relações homossexuais. Na verdade, esses imperadores poderiam ser considerados bissexuais, já que mantinham relações com homens e mulheres. Porém começou a haver um certo abuso das práticas sexuais e recomendado por médicos, filósofos e políticos, no início do século II, houve uma tentantiva de repressão à homossexualidade e indução à abstinência sexual. Com a conversão do imperador Constantino, a homossexualidade começou a ser repreendida, chegando a ser introduzida a pena de morte na fogueira para os homens passivos.

Essa repreensão tornou-se tão forte e foi fortalecida durante o tempo que hoje em dia ainda temos resquícios disso na sociedade. O homossexual é visto por alguns como alguém indecente, um pervertido. Mas isso está mudando e as pessoas começam a ver a pessoa e não o rótulo que a sociedade impõe a cada um. Afinal, os exércitos espartanos e tebanos não ficaram famosos pelas relações homossexuais entre os soldados, mas pelas conquistas e vitórias que cada um atingiu, não é?

Anúncios

Um comentário sobre “Homos Sexus

  1. Isso que me dana!!! Sempre tem uma conversão no meio, uma moral católica abestólica romana. E xingo merrrrmo!!! Se esses caras tolerassem um pouco mais o ser humano, a coisa seria um tantinho diferente. mas não, sempre tem um para dar pitaco sobre quem a gente come ou por quem é comido. Valha-me deus, o que isso diz sobre alguém??? Amassa que eu tô passada. Beijos.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s