Arte e Som #9

Não é preciso ter uma estética japonesa para um clipe ser totalmente japonês. Basta uma diretora japonesa com luvinhas à la Harajuku e um técnica de teatro tradicional japonês, mas mesmo assim não haverá gueixas nem samurais, enfim nada que lembre o Japão. Bem, a não ser que você tenha visto no YouTube um vídeo com o título de Ping Pong Matrix num programa japonês, então você vai ver que há algo de japonês no clipe She’s My Man da banda Scissors Sisters.

O clipe nada mais é do que uma dança sincronizada com uma dúzia de bailarinos que não são vistos, deixando os astros brilharem. Curiosidade de como foi feito o clipe? Repare nas luvinhas da diretora. Se isso não for Harajuku eu não sei o que é então.

A diretora no clipe é Nagi Noda. A banda encontrou-a depois de ver um outro vídeo dela de aulas de ginástica. Jake, o vocalista, descobriu quem era a diretora, fizeram contato, ela topou e a banda deu carta branca para que ela fizesse o que quisesse para o vídeo da música. Ah, no making of eles passam um pouquinho do vídeo dessa aula de ginástica. Quer ver o vídeo na íntegra para entrar em forma?

A técnica usada no clipe é chamada de Kuroko. Na verdade, os kurokos são como assistentes de palco no teatro kabuki. Eles vestem preto dos pés à cabeça e ajudam a modificar o cenário. A vestimenta serve para comunicar à platéia que aquelas pessoas não possuem nenhuma ligação com a história ou o acontecimento que ocorre durante o palco. Vestir-se de preto comunica que eles são invisíveis.

Nos últimos anos, os kurokos ganharam um lugar no gosto popular. Num show de variedade japonês, eles encenaram um jogo de ping-pong intrigante e hilário com direito a efeito bullet time. Provavelmente, você já deve ter visto esse vídeo em algum lugar porque ele rodou o mundo. Mas eles inovaram e fizeram cenas de jogos de futebol, lutas de espadas e até uma briga de casal à la o clipe de Scissors Sisters, mas essa é mais divertida.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s