Sexta-feira 13

Hoje é o dia. O dia em que Jason aparece para matar adolescentes norte-americanos. Brincadeiras a parte, hoje é uma sexta-feira 13 que para muito traz uma grande carga de azar. Mas como surgiu essa superstição? Alguns dizem que no século XIV quando a Ordem dos Templários foi considerada ilegal pelo rei Filipe IV da França, que levou muitos Templários à morte por heresia.

Mas a teoria mais famosa tem Jesus como personagem principal. Acredita-se que Jesus foi morto numa sexta-feira treze. Na Santa Ceia, havia treze pessoas e acabou com a morte de duas dessas treze. Mas voltando no tempo, a mitologia nórdica já mostra que convidar treze pessoas para um jantar pode ser motivo de desastre. Em todo caso, é melhor prevenir e manter o número de convidados par.

O número treze também é ligado ao demônio, bruxas e afins. Outra lenda conta que uma bruxa se reunia com mais onze amigas e a décima terceira pessoa era o próprio capeta. Vá de retro! Muitas histórias para um simples dia. Ou não, já que alguns dados mostram que o número de acidentes e desastres aumentam numa sexta-feira 13. Mas por que esse aumento? As pessoas com sua crença acabam sendo induzidas inconscientemente a causar acidentes? E por que um aumento já que a pessoas mudam suas rotinas por causa do dia.

E só para curiosidade: no Japão o número de azar é o 4, porque a pronúncia desse número em japonês significa morte. Tanto que existe uma outra palavra para o número 4. Em alguns prédios, os mais tradicionais, não existe o número 4 nos elevadores.

Bem, vá tentar entender todas essas superstições, já que para alguns o número 13 é um número de sorte. E qual o seu número de sorte?

Gato Preto

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s