Arte e Som #11

Se você, assim como eu, tem medo e ao mesmo tempo é fascinado por aqueles contos de fadas no quais os personagens são animais realistas agindo como humanos, então o clipe de There There do Radiohead vai resgatar todos os seus medos e fascínios por aquele mundo. O que chamou a minha atenção foi sua estética de conto de fadas/ Tim Burton, mas sem nunca chegar perto de um Estranho Mundo de Jack. E se você acha o Thom Yorke um ser humano bizarro em clipes como Fake Plastic Trees, em There There ele confirma sua suspeita. Mas isso não deixa o clipe bizarro ou estranho, deixa-o fascinante.

O vídeo foi dirigido por Chris Hopewell que já dirigiu vídeos para Franz Ferdinand e Scissors Sisters também. Talvez toda a estranheza do vídeo seja porque ele foi filmado com um quarto da velocidade normal dando a impressão de que algumas cenas estão faltando. Junte a isso, os animais realistas agindo como pessoas em suas rotinas sem perceber a presença de Thom Yorke como um gigante na Terra de Gulliver.

E se o vídeo possui todo esse clima de conto de fadas, como todo conto de fadas ele possui também uma moral da história, mas isso cada um interpreta da sua maneira. Assim como todas as músicas do disco Hail To The Thief, There There possui um subtítulo The Boney King of Nowhere, que aparentemente faz referências a um episódio do programa infantil Bagpuss do qual Yorke e seu filho mais novo são fãs.

É interessante como um mundo de contos de fadas, nas mãos de adultos, parece ser estranho e bizarro. Talvez essa também seja uma das morais da história. Será que perdemos toda a inocência que tínhamos quando éramos crianças?

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s