Renée Richards

Outro dia assisti o documentário Renée sobre o tenista Richard Raskind que se tornou Renée Richards. Para minha surpresa, o documentário foi transmitido pela ESPN que ao meu ver é o principal canal fechado de esportes.

O tema transsexualismo não me surpreendeu tanto quanto o canal em que foi transmitido.

Renée viveu na década de 70 e se o tema do homossexualismo ainda estava engatinhando e vivia por debaixo dos panos, imagine uma tenista de destaque transsexual na mídia. A história é sempre a mesma: por estar em destaque, todos apontavam o dedo para ela.

O documentário ainda possui uma passagem do encontro dela com o filho. É estranho ver como ainda parece haver muito ressentimento entre eles. Triste ver como ela, embora tenha sido uma celebridade na década de 70, hoje não vive como uma nem é idolatrada pelos tenistas. Caiu no esquecimento popular. Sinceramente, nem eu sabia que ela existia e que tinha feito tantas coisas.

Mas não estou escrevendo esse post por ter assistido o documentário, e sim por uma frase que ela disse depois do encontro com seu filho: “Quando eu era homem, eu queria ser uma mulher. E não um terceiro gênero.”

E isso ficou martelando na minha cabeça. Já disse uma vez e repito: não sou expert em transsexualismo, mas isso só reforça o costume da sociedade de rotular as pessoas. Um homem que gosta de homens é gay. Uma mulher que gosta de mulheres é lésbica. Um homem que vira mulher é transsexual. Mesmo depois da operação. Mesmo com a aparência super feminina, ela vai ser uma transsexual. Não uma mulher. Afinal, para a sociedade, é preciso rotular as diferenças e assim poder apontar o dedo.

Desde criança, eu aprendi que apontar é feio. Mas parece que isso não é mais válido atualmente, né?

Para saber mais sobre Renée Richards, é só clicar aqui.

Imagem: Wikipedia.

Um comentário sobre “Renée Richards

  1. Assisti hoje. Considero-me sem preconceito a esse respeito. Mas, como vc mesmo disse, se hoje ainda é difícil …Outrossim, uma vez nascido no sexo masculino, é difícil que, mesmo os amigos realmente o tratem como mulher. Ainda não conheço alguém que tenha optado por mudar der gênero, mas é o que penso. Mesmo pq, ele não tinha atitudes femininas, não era um gay que tenha optado pr ser mulher. Sendo assim, fica mais difícil ainda. Mesmo assim, gostei do documentário.

Comente!

