Um projeto impossível

Numa era digital onde tudo é muito rápido, se você quiser dar uma foto de presente para um amigo, você pega seu celular de última geração, clica e aperta o botão enviar. Simples, fácil e rápido. Mas há aqueles que conheceram a época da foto analógica, onde você pensava qual o melhor enquadramento e quando apertava o botão, torcia para não ter tremido. E depois de bater as 36 poses, lá você ia esperar 1 hora para que suas fotos fossem reveladas.  E depois você guardava os negativos, se você quisesse fazer mais cópias.

E nessa era digital, a Lomo acabou se destacando por ser totalmente analógica. Usar filme e causar a ansiedade em pesssoas como eu que querem acabar logo com o filme e mandar revelar e ver o que saiu. Toda essa ansiedade é culpa desse mundo digital em que você tira 36 fotos iguais e escolhe qual ficou melhor para postar no Instagram.

E muito antes dessa era digital, havia as fotos instantâneas conhecidas como Polaroids. Eu não peguei essa época, mas o meu fascínio por elas continua: tirar uma foto que em minutos é revelada, escrever alguma coisa e dar para a pessoa pode significar mais que presentes caros. Nada de digital. Só uma Polaroid, um amigo e uma caneta.

E para aqueles que não sabiam como eu, a Polaroid faliu. Mas sua fábrica foi comprada por aficcionados por analógicos para que esse tipo de mídia não desaparecesse. E eles estão com um projeto para agora mesmo: The Impossible Project. É um aparato para você revelar suas fotos digitais em Polaroids. Parece loucura, mas é algo real e muito próximo da gente.

Eles precisavam de um apoio de 250 mil doláres para começar a fabricar esse aparelho. Já ultrapassaram essa quantia, ou seja, será fabricado e colocado no mercado, provavelmente, no ano que vem. Quem apoiou/investiu nessa ideia terá o aparato já no começo de 2013.

Eis a convivência pacífica entre analógico e digital.

Uma ideia muito boa, mas que provavelmente ficará somente entre aqueles que ainda amam os analógicos ou sentem saudades dessa época. Será que um jovem comum que nasceu na era digital carregará esse negócio na mochila ou na bolsa para tirar fotos, revelar e dar para os seus amigos? Só o tempo dirá.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s