Madonna nunca me fez chorar…

Eu estava lendo esse artigo sobre ser fã ou não da Madonna e várias coisas surgiram na minha cabeça. O autor diz que não ama a Madonna, mas que ela tem mais importância do que isso. E parei para pensar: e eu? Meus amigos dizem que sou o super fã da Madonna. Sim, tenho todos os CDs, tenho o livro Sex. Comprei o MDNA na pré-venda e qualquer notícia sobre ela, logo estou sabendo. Bem, parece coisa de fã, certo? Mas daí as coisas começam a desandar. Não fui em nenhum show dela aqui no Brasil. Não sei se vou a esse que vai ser em dezembro aqui no Brasil. Comprei o Hard Candy um bom tempo depois do lançamento numa promoção por dez reais. Tenho as minhas dúvidas quanto às últimas empreitadas dela. Não assisti a todos os filmes que ela participou como atriz ou como diretora. Achei de mal gosto a alusão às drogas quando ela apareceu de surpresa num festival de música eletrônica. E, sinceramente, não sei se as últimas batalhas que ela tem comprado são verdadeiras ou somente jeito de chamar atenção. Então se penso assim, eu acho que não sou mais um fã, certo?

Mas Madonna não é qualquer uma. Ela que surgiu na década de 80, sobreviveu aos 90 e chegou a 2000 faz parte da minha infância, adolescência e vida pré-adulta. Sim, hoje eu posso não amar de paixão tudo que ela faz como eu amava há tempos atrás, mas não dá para ignorar alguém que esteve tão presente durante 25 anos, dá? Mas, então, ontem, lendo o tal artigo, uma ideia surgiu na cabeça: Madonna nunca me fez chorar com o seu principal produto: a música e os clipes.

Sim. Ela possui suas baladas e canções introspectivas. Like a Prayer é um album totalmente íntimo, mas mesmo assim, nenhuma música ou clipe conseguiu me emocionar ao ponto de me fazer chorar. Outras artistas já me fizeram chorar de alegria ou tristeza,  algo que a Madonna não conseguiu. E elas são tão importantes quanto a Madonna? Não. E para dizer a verdade, algumas eu nem tenho na minha playlist. A Madonna me causa outros sentimentos que não me levam às lágrimas e o principal sentimento é a curiosidade. A simples menção de um novo clipe, album ou turnê já me atiça para saber o que ela vai preparar para o público. Qual a estética que ela usará na capa do album, no clipe dos singles e na turnê, qual a sonoridade que as músicas terão. Se irá me agradar ou não, isso é outra história.

O hamburger que eu nunca consegui comer inteiro porque o gosto não me agrada.

Se a Madonna nunca me fez chorar com sua música, será que ela não tem paixão pelo que faz? Ela tem muita paixão (na verdade, às vezes, acho que é até obssessão) pelo que faz: vender sua imagem, sua marca. Madonna não é mais somente uma artista, ela é uma marca (coisa que todos os artistas batalham para se tornar – ou não). Li uma vez uma frase da Sade Adu sobre a Madonna que dizia algo como:

Ela é como um hamburger do McDonald’s. Você sabe o que você está comprando e sabe o sabor que tem.

E Madonna é realmente assim. Ela pode inovar a cada album, o gosto pode ser diferente. Mas se você não gostar, sempre terá os clássicos para escolher e assim você faz o que a Madonna tem como objetivo: consumir a marca. Não importa qual produto está sendo consumido desde que seja da marca Madonna. E não tenho vergonha de dizer que eu consumo a marca Madonna. Antigamente bem mais, assim como todo adolescente. Mas ultimamente (pelo menos uma década), se eu decido consumir a marca Madonna, eu opto pelos clássicos. Podem não surpreender como da primeira vez, mas pelo menos, eu sei que descem redondo pela minha garganta.

E talvez seja por isso que a Madonna nunca me fez chorar. Afinal, o McDonald’s também não.

Eu sei… é uma pizza, mas para a metáfora dá na mesma…
Comente!

