Censura: velha companheira

E o Stonewall National Museum, o maior museu GLBT na América, cancelou a exibição de quatro imagens da série Men In Living Rooms do artista Jeff Larson. Por que? Porque acharam as obras gráficas demais para a exibição. Hein? E inapropriadas para as crianças. Hein? Em outras palavras, ou melhor, nas palavras do artista:

… porque alguém se sentiu desconfortável com as imagens, resolveram tirá-las

O museu possui visitas agendadas de escolas com o objetivo de educar as crianças sobre a história GLBT afim de divulgar a compreensão e tolerância, já que há muitos casos de bullying e suicídio de adolescentes gays  nos Estados Unidos. O museu possui outras exibições que incluem ilustrações do Tom of Finland, mas nada explícito. Também possui um arquivo digno de ser fonte para materiais educacionais. Cria programas e atividades afim de sobreviver financeiramente como todo outro museu por aí. Mas também como todo estabelecimento comercial, eles podem sofrer um boicote e serem prejudicados financeiramente. Para mim parece a velha relação artista/patrocinador. Ou você obedece ou você corre o perigo de perder o dinheiro está sendo injetado. Ou como uma novela: você pode colocar casais gays na trama, mas se em algum momento eles forem ameaça de queda de audiência, você simplesmente explode eles.

Mas chega de ler um pouco, vamos apreciar algumas imagens agora.

Men In Living Rooms #709
Foto de Jeff Larson
Men In Living Rooms #309
Foto de Jeff Larson
Men In Living Rooms #680
Foto de Jeff Larson
Men In Living Rooms #983
Foto de Jeff Larson

Essas são as quatro imagens que foram censuradas (se assim podemos dizer). Nenhuma é explicíta. Outras imagens da série possuem nú explícito, mas também nada sexual. Na minha utopia, se eu fosse censurar uma dessas quatro fotos seria a #309, pois poderia reforçar o estereótipo de que todo gay gosta de se vestir dessa forma, mas mesmo assim não teria argumento suficiente quando vemos as imagens em conjunto. Enfim, deve haver um grande segredo obscuro dentro das pessoas que se sentiram desconfortáveis com as imagens e resolveram censurá-las.

Valor artístico

Li em algum comentário nas reportagens que essas imagens não são arte. Bem, vivemos numa época que tudo pode ser considerado arte. E sempre brinco que a culpa foram dos ready-mades. A partir do momento que você diz que algo é arte, ela é arte. Seja boa, ruim ou péssima. Tenho as minhas dúvidas quanto a esse tipo de retrato de pessoas comuns em seus ambientes, mas elas me fascinam. E são os pequenos detalhes que fazem isso. Embora seja fotografado um momento, há uma história para todas essas pessoas que são contadas através desses pequenos detalhes que aparecem. Notou o emaranhado de fios? Ou a cerquinha que fecha o cômodo para o(s) cachorro(s) não entrar(em)? Ou quão simples deve ser a vida de alguém que a sala e a cozinha ficam no mesmo cômodo?

A série de Jeff Larson pode não ser inovadora ou marcante, mas não vejo o porquê da censura. Nem consigo definir o quão é inapropriado para os jovens. Talvez eu seja muito liberal. Ou talvez não entenda muito da politicagem que há nos museus. 

Site do Stonewall National Museum.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s