Enquanto isso no Japão…

Se você é daqueles que achava que o impresso acabaria com a chegada da nova tecnologia, got news for you: o impresso, provavelmente, não vai acabar, mas se tornará um aliado da tecnologia. Assim, espero.

No Japão, o jornal Tokyo Shimbun criou um um jornal interativo cujo objetivo é “transformar o hábito de leitura dos filhos e, de quebra, unir a família”. Com o uso de realidade aumentada, o jornal cria vida através da câmera do celular, criando um atrativo para os pequenos.

Mas sejamos sinceros, mesmo com toda a interatividade, uma notícia sobre política e economia pode não chamar tanta atenção de crianças que adoram passar horas jogando. Para uma criança, saber que os impostos vão subir, não a fará perder o sono. E quanto à interatividade, essa pode ser encontrada facilmente em livros digitais que estimulam a leitura das crianças. Então para que esse aplicativo? Parece uma forma de complicar as coisas. Mudará o hábito das crianças? Acho que não. Unirá famílias? Acho que sim, afinal nem todo pai é familiar com a tecnologia que muda a cada segundo e poderá ser uma forma de dois mundos que parecem tão distantes poderem interagir e aprender cada um da sua maneira.

E claro que tudo isso abrirá possibilidades para “saudosistas” como eu que adora ler um livro impresso, sentir o peso, a textura, o cheiro. Criará uma nova maneira de interagir com o impresso e se toda a tecnologia for demais, você simplesmente deixa a parafernália eletrônica de lado e se entrega ao livro.

Talvez esse novo emprego vai ser uma furada, mas simplesmente porque acho que está sendo direcionado para o lado errado. É esperar para ver.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s