Priscila não é a rainha do deserto

Domingo aconteceu o Super Bowl e o que isso mudou na minha vida? Absolutamente nada. E por que raios estamos citando o Super Bowl? Enfim, não é nenhum segredo que a quantidade de dinheiro que gira em torno do Super Bowl é imensa. Com quase todo o Estados Unidos ligado na final, você vincular uma propaganda durante os intervalos do jogo é a melhor (desculpe o trocadilho) jogada para sua marca. Enquanto os jogadores se disputam o título no campo, as empresas disputam um espaço nos intervalos para bombar sua marca. E o Super Bowl nunca escapa de uma polêmica. Ou talvez as pessoas adorem encontrar algo do que reclamar. 

Enfim, quando o Super Bowl se aproxima, milhares de notícias começam a pipocar e eu, como uma pessoa que não gosta nem entende de futebol americano mas adora comerciais, me concentro em acompanhar as notícias sobre o que as marcas estão preparando para o Super Bowl. Um comercial durante o intervalo pode ser um tiro no pé, um tiro certeiro ou ficar diluído entre os outros comerciais, mas assim como uma final entre Corinthians e Palmeiras, sempre há a expectativa do que a Pepsi e a Coca-Cola vão aprontar porque a Pepsi adora alfinetar a Coca, desde sempre.

Este ano a Coca resolveu fazer um comercial interativo. Foi ao ar e depois por votação no site, seria escolhido o final do comercial.

Claro que a Pepsi não perdeu tempo…

Mas enfim, no meio da disputa entre as duas marcas, algo me incomodou no comercial da Coca. É óbvio a referência dos personagens à filmes que se passam no deserto: Lawrence da Arábia, cowboys, Mad Max e Priscila, a rainha do deserto. Mas espera aí, o filme Priscila não era sobre drag queens cruzando o outback australiano? Sim, é esse mesmo o filme. Mas daí entramos no quesito Super Bowl porque você tem que fazer um comercial que agrade gregos, troianos, conservadores, liberais, pobres, ricos, etc etc etc e claro que colocar drag queens num comercial pode ser ofensivo para alguns (afinal, a Coca-Cola não quer associar seu nome com qualquer coisa) então colocaram coristas. Será que é tão ofensivo assim colocar drag queen no comercial da sua marca? Doritos não acha.

Apesar que o Doritos já acumula alguns comerciais “engraçadinhos” que foram banidos do Super Bowl.

Lembrando que o Doritos aqui no Brasil se envolveu numa polêmica quando incentivava que os jovens gays ficassem no armário. O que eles acharam engraçado, muitas pessoas não acharam.

Será que drag queens não podem tomar Coca-Cola? Bem, conforme a votação, as coristas ganham a corrida. Daí fica minha pergunta, se fossem drags, elas ganhariam? Talvez devessem ter colocado drags e a votação poderia mostrar qual é a aceitação delas na sociedade, vamos dizer, mainstream. Ao meu ver, as drags só são aceitam em situações cômicas como o Doritos promove. Colocá-las em uma situação séria e até como vencedoras, incomoda muita gente ainda. Infelizmente. Então a Coca-Cola promoveu que todos fazem qualquer coisa por uma garrafa de Coca, mas apenas homens e mulheres. Qualquer variação entre esses dois pontos, não faz qualquer coisa por uma garrafa de Coca. Ainda bem!

Anúncios

2 comentários sobre “Priscila não é a rainha do deserto

  1. Ed, creio que está bem próximo o dia em que esses comerciais serão apresentados à platéia sensível aos direitos humanos. Vi todos os comerciais e sem você não teria percebido o óbvio apagamento da dreag queen e sua associação à situações cômicas.

    Mas um desses me deixou meio assim, o que aparece o homem negro e a citação ao que não aparece, seu membro. Homens negros, pênis grandes, é meio cansativo para mim assim como todo o resto para você.

    O bom é que escutando uns aos outros, vamos aprendendo. Super beijo, Charô.

    1. Olha Charô, eu não tinha pensando nem relacionado sobre citação ao membro do homem negro. Pois é, juntos vamos aprendendo. E andei pensando sobre os comerciais do Doritos depois do que você falou, nenhum deles dá um tiro certeiro. Shame on Doritos!

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s