Homofobia promocional

Depois de ler a notícia sobre o casal gay que não pode participar da promoção de Dia dos Namorados de certa rede de pizzaria, muita coisa pipocou na minha mente.

Resumindo a notícia: o casal comprou em um site de compra coletiva, um cupom para um rodízio de pizza válido para um casal. Porém, ao chegar no estabelecimento, eles foram impedidos de utilizar o cupom porque, conforme o estabelecimento, um casal só seria aceito se fosse composto de um homem e uma mulher, pois conforme uma outra funcionária que se dispôs quando o gerente foi chamado, o cupom era válido somente para casais heterossexuais porque era assim que o dicionário que ela consultou definia a palavra “casal”.

Com um argumento tão intelectual, eu tive que fuçar e me perguntar qual o significado de casal. A palavra vem do latim casalis e tem como radical a palavra casa, que significa casa mesmo. Segundo o dicionário Houaiss, a palavra casalis significa “pertencente a uma casa”.  Procurando em dicionários mais antigos, a definição de casal é aquela que a outra funcionária leu, porém conforme o tempo passa, as palavras evoluem nos seus significados. Se você procurar no Houaiss, entre as definições já conhecidas, um casal também é “qualquer par de pessoas cuja relação é amorosa e/ou sexual”.

Via: Out Magazine
Isso é um casal. Via: Out Magazine

O Dia dos Namorados já passou, mas lembremos como fomos bombardeados por promoções para casais, mas me pergunto: quantas dessas promoções contemplam casais gays? Será que podemos chegar em qualquer estabelecimento e pedirmos a promoção para casais? Claro que não. Alguns estabelecimentos, como uma famosa rede de rodízio de fondue fazem a promoção de Dia dos Namorados na qual a mulher não paga se acompanhada de um homem. Em outras palavras, um casal de gays ou lésbicas não entram na promoção. E mesmo nas propagandas nessa época, o direcionamento é quase sempre para o casal heterossexual, embora algumas sejam mais espertas e não mostram o amado conseguindo direcionar a propaganda para os gays e heterossexuais.

Em todos os namoros que tive, eu sempre fui comemorar o Dia dos Namorados em restaurantes e, embora fosse claro que éramos um casal, parecia que as pessoas preferiam nos ver como dois amigos saindo para jantar e conversar. E é claro, nunca ganhamos nenhum mimo promocional de namorados em nenhum deles.

Com a palavra, a pizzaria

Em nota, o estabelecimento disse não ter preconceito e nunca se recusaram a atender uma pessoa por causa de sua orientação sexual. E realmente, o casal que não pode participar da promoção não foi impedido de entrar no estabelecimento, apenas de utilizar a promoção. Porém, o estabelecimento afirmou que a promoção realmente era direcionado para um casal heterossexual, excluindo a possibilidade de dois homens ou duas mulheres participarem da promoção. E por fim, disseram que entendem que a palavra casal se refere também a duas pessoas do mesmo sexo.

Hoje em dia, comemoro meu Dia dos Namorados e outras ocasiões especiais com um belo jantar preparado a quatro mãos.

E você,  já foi discriminado em algum estabelecimento por ser um casal gay?

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