Marcando encontros online

Vendo a notícia sobre os russos que usam as redes sociais para atrair jovens gays para humilhar, bater e torturar, acho importante (mais uma vez) relembrar que encontros marcados via online precisam de um pouco de cuidado. Pode parecer repetitivo, mas é necessário com tanta violência contra jovens gays nas ruas (e nem vamos citar a violência dentro de casa).

A facilidade com que se pode encontrar pessoas nas redes sociais e sites de relacionamentos é enorme.  Se você se sentir solitário, basta se cadastrar em algum desses sites e você tem acesso a estranhos (às, vezes, conhecidos) que podem ficar conversando com você a noite inteira. E quanto mais você  conversa, mais parece que você encontrou sua alma gêmea ou o amigo perfeito e você começa a se abrir para a pessoa que está do outro lado contando seus anseios e medos e você nem desconfia que a pessoa do outro lado pode ser o diabo em pessoa.

Já aconteceu comigo de entrar em uma enrascada, achando que eu iria encontrar alguém legal quando, na verdade, era alguém (ou melhor duas pessoas) que queriam fazer bullying. Sobrevivi a isso, mas como dito na notícia sobre os russos, alguns jovens chegaram a cometer suicídio por causa disso.

Então aqui vão algumas dicas que eu uso para evitar coisas piores do que apenas um encontro às cegas ruim.

200270611-001

Sempre marque o encontro em algum lugar público. Embora nos acontecimentos na Rússia, a violência aconteceu em lugares públicos sem que ninguém reagisse ou a polícia interviesse, aqui no Brasil, as leis são diferentes, então um lugar público ainda é mais seguro.

Vá a shoppings, cafés ou lanchonetes. Nada de parques e praças que possam ter lugares isolados que você possa ser levado. Ir para a casa de alguém que você mal conhece também não é a melhor ideia. Você não sabe o que pode te esperar. Já passei apuros por ir na casa de alguém no primeiro encontro e tive que fugir de lá, literalmente. Nem gosto de pensar no que poderia ter acontecido se eu não tivesse fugido.

Sempre avise alguém onde você vai estar e com quem vai estar. Avisar sua mãe ou seu pai que você vai em um encontro pode parecer estranho, então avise um amigo seu.

Pode parecer uma coisa chata de se fazer, mas nos piores dos casos, alguém vai saber seu último paradeiro. Peça para seu amigo ou amiga te ligar em um horário que você estiver ainda no encontro ou ligue para ele ou ela para avisar que o encontro acabou. E ainda você pode aproveitar para falar bem (ou mal) do encontro. Se rolar uma afinidade e você quiser ir para uma lugar mais confortável com seu encontro, avise também seu amigo ou amiga. Diga onde você vai estar. Muitas pessoas são perigosas e ainda assim são muito sedutoras. Não dá para vacilar.

Leve um(a) amigo (a) para o encontro. Claro que não vai ser um encontro a três. Seu(ua) amigo(a) pode ficar um pouco e depois ir embora. Assim se for algo pior, alguém viu a última pessoa com quem você esteve.

Nunca aceite bebida ou comida. Se seus pais falavam para não aceitar doces de estranhos é hora de lembrar deles e dar atenção para o que diziam. O golpe de colocar algo na bebida ou comida é velho, mas ainda acontece. E garanto que acordar depois disso não é nada bom.

Não dê dados pessoais como telefone ou endereço residencial. Se você encontrar um louco ou um escroto por aí, você não vai querer ele na frente da sua casa berrando seu nome ou esperando você sair. Ou mesmo pichando seu muro com ofensas ou promessas de amor eterno. Especialmente se você estiver dentro do armário. E muito menos, ligando para a sua casa na madrugada, acordando todos só para falar que te ama quando você não ama de volta.

Tudo isso pode parecer paranóia, mas em um mundo que vemos notícias de jovens sendo espancados ou mortos por serem gays (e até por acharem que são gays), todo cuidado é pouco. Não estou dizendo que devemos suspeitar de cada pessoa que vamos encontrar. Assim como existem os escrotos que querem zoar ou ferrar, existem aqueles que estão procurando o mesmo que você: uma rapidinha ou algo mais sério.

E você? Toma alguma precaução quando vai a um encontro com um estranho que conheceu online?

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s