BTW_kurt

Guia do Amigo Gay (para heteros)

O seu amigo revelou que é gay para você? O que fazer nessa hora? Como agir depois? Seu amigo vai ser diferente do que ele era até este momento? Ter um amigo gay não muda o sentimento de amizade, mas algumas coisas podem tentar ser evitadas no momento da revelação. Outras sempre serão benvindas. Tentarei montar um guia básico baseando nas minhas experiências. Quem tiver sugestões, pode mandar.

Na hora da revelação

Você recebeu a notícia como um soco no estômago? Então diga a verdade para seu amigo. Peça um tempo para digerir a notícia. Pode ser ao lado dele ou sozinho. Ele, como seu amigo, vai entender esse seu pedido de tempo. Afinal, não é todo hora que alguém ganha um amigo gay de repente. Mas nunca saia andando sem falar nada.

Não grite: você é gay?!!! Ele está saindo do armário para você e somente você. Não para você e todos que podem estar a sua volta.

Tente não agir violentamente. Afinal, se ele tomou coragem para te contar algo tão íntimo é porque ele confia em você e, provavelmente, acredita que você entenderá.

Se você estiver em um veículo em movimento, peça para ele parar antes de você sair. Saltar de veículos em movimentos não é uma boa reação. E seu amigo vai ficar preocupado e se sentir culpado com as conseqüências.

Se quiser ter reações como “Que legal!” ou “Obrigado por confiar em mim”, isso é sempre benvindo. E acabará com toda a ansiedade e expectativa sobre seu amigo. Afinal, ele acredita que você reagirá bem, mas sempre fica uma ponta de dúvida.

Se você perguntar se ele é bissexual e ele responder negativamente. Não insista. Aceite a resposta com um sorriso e volte a desenhar.

Não o culpe por não ter te contado quando você perguntou se ele era gay. Talvez ele não estivesse preparado para sair do armário na época.

Não o culpe também por você não ser o primeiro a saber sobre ele. As situações em que cada pessoa sai do armário para seus amigos varia e talvez ele ainda não tivesse achado uma boa oportunidade até o momento para te contar.

Não pergunte sobre a vida sexual dele. Sair do armário é uma coisa. Contar sobre a vida sexual é outra. E talvez ele não esteja ainda preparado para te contar as acrobacias sexuais em que se envolveu.

Se ele disparar a contar sobre a vida sexual dele e você ainda não está preparado para ouvir. Diga. Ele entenderá. Mas nunca coloque os dedos nos ouvidos e comece a cantarolar bem alto.

Se quiser perguntar como ele se descobriu, desde quando ele sabe que é gay. Pergunte. Talvez ele esteja passando por crises e precisa de sua ajuda, a ajuda de um amigo. Ou talvez ele já passou dessa fase e esteja disposto a desmistificar o mito de ser gay para você.

Se ele sair do armário e revelar que está apaixonado por você. Não o empurre ou parta para a violência física. Você não sabe se ele gosta de uns tapas e talvez ele se apaixone mais por você. Então, diga que, infelizmente, você não sente o mesmo.

Se você quiser abraçá-lo como forma de selar o pacto da revelação, isso também é benvindo. E saiba que você não vira gay porque abraçou um.

Pergunte quem já sabe dele. Você pode, sem querer, colocá-lo numa saia justa numa roda de amigos ou de família. E abrir a porta do armário dos outros não é uma boa.

Se seu amigo não é efeminado, não fale “Mas você não é efeminado!”. Nem todo gay é efeminado. E nem todo efeminado é gay.

Não pergunte sobre quem é gay no local de trabalho, no colégio ou na faculdade. O momento da revelação é um momento especial para seu amigo e é para ficar somente entre você dois. Não é hora de fofocar.

Depois da revelação

Não o trate diferente. Nem muito bem. Nem muito mal. Continue tratando-o normalmente. Acredite, ele quer isso.

Ele te convidou para ir na Parada Gay? Vá! Você pode se divertir com seu amigo e mostrar o seu apoio para ele e para toda a comunidade gay.

Ele te convidou para ir numa danceteria gay? Se você se sentir a vontade para ir, vá. Assim você verá como os gays se comportam e não é muito diferente de como heteros se comportam numa balada. Mas se você não está preparado para ver homens se beijando, recuse gentilmente. Nunca diga: nem pensar! Talvez ele só esteja te convidando para se divertir com você em um ambiente que ele se sente mais a vontade.

Se quiser perguntar sobre a vida sexual dele. Agora pode perguntar. Se ele ainda não estiver preparado para falar sobre isso, não o pressione. Cada coisa na sua hora.

Não fique neurótico com suas piadinhas que possam ser ofensivas com os gays. Pergunte se ele fica ofendido com esse tipo de comentário ou piada. Talvez ele nem ligue para isso. E talvez você esteja o privando de ouvir ótimas tiradas de sarro. Mas se ele disser que fica ofendido, não fique neurótico e se policiando a todo momento. Se você deixar escapar uma ou outra, seu amigo vai entender.

Não fique neurótico com piadinhas que outros fazem que possam ser ofensivas com os gays. Talvez ele nem ligue para esses comentários. Fale com ele sobre isso. Se ele fica ofendido, evite trazê-lo para esses tipos de rodinhas.

Não use-o de exemplo para defender os gays. Você pode tirá-lo do armário sem querer.

Você contou para o seu namorado sobre ele porque seu namorado fica com ciúmes porque você anda e fofoca tanto com seu amigo? Então fale para seu amigo gay que seu namorado já sabe. E talvez você poupe seu amigo de ter que ler o caderno esportivo toda vez que vai sair com você e seu namorado, só para não despertar suspeitas.

Você quer ir para balada sem o seu namorado, só para se divertir. Chame seu amigo, ele pode se passar por seu namorado numa balada e nenhum cara chato vai chegar perto de você. Agora, se você está sozinha e quer ir para balada para arranjar alguém, não vá só com seu amigo, ele pode se passar por seu namorado.

Quer tentar entender como funciona a cabeça do seu namorado? Pergunte para seu amigo. Ele é gay, mas isso não o faz menos homem.

Quer tentar entender como funciona a cabeça da sua namorada? Pergunte para seu amigo. Ele é gay, ele tem mais afinidade com as mulheres.

Se quiser perguntar sobre quem é gay, seu amigo pode ou não revelar. Se ele escolher não revelar, não fique chateado com ele. Talvez ele não goste de tirar os outros do armário, assim como ele não gostaria que outros o tirassem do armário.

Não fique com medo de deixar seu namorado com seu amigo gay. Amigo que é amigo, não rouba o namorado de amigas. Mas se seu namorado está querendo passar mais tempo com seu amigo do que com você. Pergunte para seu amigo o que está acontecendo. Talvez ele esteja sabendo que seu namorado curte segurar uma vara durante aqueles pescarias de finais de semana com os amigos dele.

Não o chateie por ele não saber qual a última tendência primavera-verão no mundo da moda. Nem todo gay é ligado nas tendências da moda.

Não compre o novo cd da Madonna ou a biografia de Judy Garland de presente de aniversário para seu amigo. Nem todo gay gosta dos ícones gays. E talvez ele já tenha comprado mesmo.

Enfim, ele é seu amigo e o fato de ser gay não muda uma vírgula na relação de vocês. E isso serve para todos os gays. Ser gay não determina o caráter da pessoa.

Imagem: SXC

287 comentários sobre “Guia do Amigo Gay (para heteros)

  1. Eu sou mulher. Já tinha percebido que um amigo meu era gay. Mas até então nunca tínhamos conversado a respeito. Mesmo porque é um assunto pessoal dele e ele conta pra quem quiser. Pra mim, não importa. Aí chegou um dia em que ele me falou: “sabe o que é… é que eu não gosto de mulheres”… Eu respondi: “tá na boa, eu também não”. E assim somos grandes amigos até hoje (mais de 15 anos já faz), e eu conheço o namorado dele (estão juntos há uns 10 anos), e tá tudo muito certo. E admiro muito a relação dos dois. Tenho o maior respeito por eles.

  2. E Foda pq elo contou pra mim legal confiou em mim eu me achava meio omofobico até então e depois que ele se revelou gay tipo não senti raiva nem nada parecido fiquei até mais compreensivo com outros gays eu e ele somos da igreja CATÓLICA e um dia de encontro do grupo de adolescentes do qual eu sou coordenador e ele é membro todos me olhavam de uma forma diferente durante a missa tbm depois da missa a coordenadora da igreja me chamou e falou olha a gente não liga pra sexualidade de mungem aq dentro da comunidade mas vc é coordenador e tem que dar o exemplo vc não pode ficar de namorinho com o João vc é de maior é ex militar do exército as pessoas tão comentando não poderei manter você na coordenação do grupo nesse momento eu falei pra ela olha não é Oq você está pensando eu vou falar com o João e sábado que vem eu falo com vc
    Falei com o cara orra vc que me foder como vc fala pra alguém que a gente ta junto ai ele falou que não tinha falado isso pra ninguém ele tinha contado que era gay pra uma garota da igreja que espalhou o boato na igreja até cair no olvido da coordenadora ai eu falei que eu estava sendo desligado do grupo pois a igreja inteira achava que nós éramos um casal falei pra ele se eu poderia contar a história para a coordenadora e ele falou não cara vamos lá que eu falo com ela a gente foi lá e falou que ele era gay e eu era seu melhor amigo que o amor que ele sentia por mim era diferente do que ela imaginava e eu sem saber o que fazer depois dese mau intendido resolvido pôs se parece de ir na igreja o povo ia falar que eu realmente era gay se eu fosse ele ia tbm ai continuariam achando que eu era gay e namorado do cara e falei fosse essa pora vou continuar nessa merda e fiquei na igreja arrumei uma namorada hj já faz 3 anos que ele saiu do armário e continuo andando com ele o rafa namorado dele e minha namorada ju hj eu trato ele como antes de ele sair do armário mas no primeiro ano foi difícil pois não sabia me comportar Oq falar e eu tinha um jeito truculento de tratar os caras gays não sei como ele teve coragem de me falar a hora que ele me contou ele falou assim pia por favor não me bata velho ai eu fiquei cabreiro e falei pia Oq vc fez ai ele falou eu sou gay mano e eu arra velho fala na moral e ele falou eu sou cara e chorou e eu não sábio Oq fazer e perguntei a ele Oq eu faço agora é ele me deu o abraso mais estranho que eu já tive kkkkkkk mas de boa ele é um viradinho de merda e é meu melhor amigo tipo ermao a única coisa difícil foi parar de falar de mulher pra ele e quando a gente sai ter que escutar ele falar das bundas dos caras pior que isso foi o dia que ele falou da minha pra ju

  3. Meu amigo me disse ele chorou tava com medo das pessoas descobrirem. Só eu q sei dele. :/
    As vezes eu não sei direito como fazer certas coisas na frente dele, tipo a gente é amigo desde sempre, nossas mães eram amigas, com a gente tem a mesma idade a gente logo se tornou amigo, isso tem anos. A gente tomava banho junto, dormia na mesma cama, fazia outras coisas. Agora eu nao sei até onde eu posso ir com, nao quero q ele se sinta desconfortável.
    Eu amo muito ele, quero q de tudo certo q nossa amizade possa durar pra sempre.

  4. Entao galera.boa tarde..sou bisexuap me descobri desde pequeno,tenho amigos héteros mas não os conto q sou bi ou gay,pois tenho medo deles pensarem que eu quero alguma coisa com eles,não que eu seja safado e nada disso e sim por conta de segurança mesmo , podem pensar “UE se é amigo pq não confia neles?” então algumas perguntas como contar que sou gay,pode parecer que eu esteja querendo me assumir uma coisa que eu não tenho a certeza,sou confuso pq tambem gosto de garotas, toda vez que eu saio com eles , eles falam de mulheres e blá bla.não me sinto em nenhum momento ofendido , ao contrário levo na esportiva mesmo , bem não tenho jeito efeminado acho feio mostrar esse jeito de se vestir gay e se exibir …bem cada um com seu jeito …sou muito boy ainda …gosto desse meu jeito ..tenho 20 anos e gosto desse meu jeito de ser.. :)

  5. Meu Apelido é Josh. Tenho Um Amigo que o conheço a mais de um ano, sou gay, mas assumi pra alguns… Fui evangélico, minha família é e a do meu amigo também… Ele era colega de bebida das minhas irmãs gêmeas… Quando eu ia na casa de uma delas, ele estava saindo, sempre tinha desencontro… Um dia nesse desencontro ele resolveu voltar, começou dançar tipo GOGOBoy, perguntei se ele era desse tipo, falou que não… Tudo bem, puxou a cadeira e começou a conversar comigo, na primeira oportunidade, perguntou se ele poderia ir na minha casa, minha irmã falou que não, por cauda da nossa família… Mas ele esperou outra oportunidade naquela mesma noite, perguntou outra vez se ele podia… Falei que sim e pegou meu número, fiquei sem entender… E realmente ele veio, chegou a dormir na minha cama, mas não teve nada…. Resumindoo mais essa história eu estou muito apaixonado por ele, ele sabe… Ele fala que nãzo gosta de mim do jeito que eu gosto, mas as atitudes não diz isso… Se preocupa comigo, faz muito favores, elogia minha comida, toma banho na minha casa algumas vezes, me chama pra sair com ele… Ja acabamos a nossa amizade por eu marcar muito, ele pede pra pensar e com um semana ele liga, se reencontramos…. Na minha casa veio três semanas após e fez uma cara de felicidade ao entrar na minha casa…. Acredito que gosta muito de mim, mas não sai do muro, ja me beijou muito no pescoço e no rosto, dizendo que gosta muito de mim, por ter bebido meia garrafa de vinho…. Me ajudem… Na verdade como faço pra decifrar… Gosta de me causar ciumes….

  6. To numa situação que é o seguinte… sou gay e tals desses que ficam dentro do armário mesmo rs… tenho um amigo até então.. hétero.. o que acontece é que um dia depois de umas cachaças ficamos.. fomos pros afins mesmo… no outro dia morri de vergonha se ele ia comentar com alguem oq rolou, ate pq ele pega mulher demais.. e talvez iria pagar de fodão como se tivesse curtido comigo, enfim… mas não. ele ficou de boa conversou comigo como se nada tivesse ocorrido….então simplesmente nao toquei mais no assunto tbm. continuamos saindo zuando nas festas, pegando mulher e tal… dai passados dois meses do ocorrido, ele vira pra mim e diz que gostou muito de quando ficamos, e que se tivesse que rolar, rolava tranquilo, que era um segredo nosso. ai ficamos no mesmo dia e pronto… enfim, to desabafando aqui pq tenho uma duvida tao grande.. ele fica com mulheres todo dia se deixar.. qdo ficamos, ele foi desse tipo bem frio mesmo.. to pensando que esse cara so quer curtir quando toma umas.. acho que nao vou ceder mais.

  7. Sou hetero (homem) e tive 2 amigos gays, amigos MESMO, nada de relacionamento ‘sexual ou amoroso’, só amizade mesmo, mas cheguei a conclusão de que é difícil ter um amigo gay. Eles não tem a mesma pegada de amizade que um amigo hetero. Se vc fica alguns dias sem mandar mensagem, ficam “sentidos”, se vc vai à cidade do cara e não o visita, simplesmente pq estava a fim de ficar em casa, o cara fala que vc “abandonou o amigo”. È um drama do cacete, a todo momento ficam naquela de “terminar” a amizade por causa de drama mexicano…. sinceramente minhas experiencias com amigos gays foram ruins nesse ponto.

    1. Olá Andre,

      Eu sempre acredito que uma amizade verdadeira não se constrói em cima de chantagens e ameaças, seja com gays ou com heteros. Tenho, ou melhor, tive amizades com gays assim como as que você descreveu. E também tive amizades com heteros que ficaram sentidos porque eu não ia visitá-los e resolveram terminar a amizade.
      Amigo que é amigo de verdade pode ficar sem se ver e conversar por muito tempo, quando se encontrarem de novo, vão colocar todo o papo em dia com muita cerveja, né?

      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Um grande abraço,

      Ed

    2. André, realmente concordo com você, tenho experiencia assim,   Hétero com amizade com gay é bem diferente  principalmente para sair, mas acho que são os melhores amigo para a gente desabafar.

  8. muito bom o site tirei varias duvidas mas ainda fiquei cm alguma!! tenho 18 anos e tenho atraçoes por homens e mulheres estou envolvido com duas garotas da mesma escola que eu, porem as duas estudam de manhã! nunca tive envolvimento com nenhum rapaz e tbm nunca falei sobre isso com ninguem, o fato e que eu estou apaixonado pelo meu colega de trabalho ele e super legal e nao sei se ele e gay ou bi pois no mesmo ambiente trabalha a namorada dele, bem eu trabalho só de tarde ele gosta de ficar de pegaçao comigo esses dias ele quis fazer uma experiencia no deposito da empresa comigo so pra ficar de mao dada comigo! tem vezes que quando chego pra trabalhar e tem caminhao pra descarregar ele fala ”Te amo, ainda bem que voce chegou” sem falar que ele e fresco, mas por conta dessa namorada tenho duvida sobre ele poderia me ajudar?

  9. sou bisexual mas tenho medo de comtar a todos mas a maioria dos meu amigos sabem o que fasso .tenho um amigo e sou totalmente apixonado por ele mas nao tenho coragen de contar isso para ele o que eu fasso…

  10. Pensando bem hj obitive uma conversa muito esquisita….algo q falasse tipo “Se meu irmão gosta-se de cara, eu demoraria pra me acostumar, mas me acostumaria”….ehhh isso rolo hj entre meu amigo e meu irmão com eu perto…cm se fosse uma indireta…me perguntaram 2 vsz se eu era….mas por enquanto ñ quero falar porq ñ….to muito focado em outras coisas pra isso….mas acho q eles ja disconfiam…acho q as coisas vão ser do mesmo jeito depois q eu contar….a unica pessoa q eu tenho certeza q ia me odiar e meu pai…eo pior q eu e ele somos muitos amigos….afs….

  11. Meus amigos são meios esquisitos…eu sou…mas não sou assumido….eles são nerds igual eu…mas tenho medo deles reagirem negativamente….acho q quando eu me estabiliza num lugar eu falo….mas eu queria q eles reagisem bem porq nunca vou mudar…aind vou gostar de tudo q eu gostava…meus games…meus hqs e mangás….e minha outras nerdisses….seria legal se eu pudesse dizer…e eles falarem “ta bem cara :) “…..e eles dissesem tambem “vamos jogar um kof vs?”….fikaria super feliz se nds mudasse….mal poço imaginar…. buhhh….

    1. Olá My Creator,

      É o que você disse: ser gay não vai mudar quem você é. Você vai continuar a gostar de jogos, HQs e mangás. Mas não dá para prever a reação de uma pessoa quando você conta. Às vezes, a pessoa te surpreende, por bem ou por mal. Se eles forem realmente seus amigos, eles irão te aceitar numa boa e irão continuar a jogar KoF, CoD, etc.
      E lembre-se: cada um tem o seu tempo para contar e para quem contar, então, quando é você quem vai decidir a hora de contar. Ninguém pode te forçar, ok?

      Obrigado pela visita! Detona no KoF! ;)

      Abraço,

      Ed

  12. Acho que nao foi simplesmente um momento, apesar de ter durado pouco menos de 2 meses mexeu comigo de forma diferente… nunca tinham causado isso em mim e ja fiquei com outros cara sou gay meio q assumido (menos pra familia) ele ja é mais hetero, resguardado e cauteloso e temos nos afastado nao propositalmente mas mesmo assim temos “momentos” que sao essas as pequenas coisas que viram uma grande e alimentam minhas esperanças. O que “fode” énque ele me disse que ta apaixonado por uma menina e ainda me pediu conselhos e ajuda :/ fiquei na duvida se mandava ele pra pqp ou ajudava pq o sorriso dele me fazia bem… até consegui esquecer mas voltei a pensar porem sei que ele nunca sera meu pois seu jeito e talz me fez crer nisso sei que se ja passou ou passa pela minha cabeça que um dia ficaremos juntos é pura ilusào mas sempre pensarei… talvez daqui a algum tempo pensarei remotamente como uma vaga lembrança mas pensarei. Agora nao sei oq fazer pq eu ainda o amo :'(

  13. Ola minha situação e meio complicada ..no começo era so brincadeira como amigos , mais depois foi ficando mais seria e mais gostoso.
    Todaa vez que ele ia em casa nos se pegava . Ele falava que me amava e etc e ficava me dando carinho ( ja tomei banho com ele )
    E isso não foi so uma ou duas vezes foi varias .. Mais dai dos tempo pra ca , nos se separamos não por querer e ae do nada ele falo que estava gostando de uma menina .. Mis isso não e o caso .
    Eu amo ele de mais. E eu não sei se ele e hetero e so quiz experimentar . Ou ele tem preconceito comtra ele mesmo não seii me ajuda pfpfpf

  14. é tenhos uns quer é uma corfessa estrenhas ele não são gay. mais ja comeu gay e travestis; eu ja disse quem come gay é gay mais ele ficam rindo radicalmente ele são gays kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      1. Ronan
        Minha situação totalmente diferente, fui chupado pelo meu amigo, quando eu dormia(bebado, pensava que não vi e senti) só que ele afirma que não chupou e é hetero, mas j´a fiquei sabendo que ele é gay, para mim ele n revela, falei com ele que não tinha nada a ver eu saber que ele é gay, . mas ele insiste em ser hetero..o que fazer?

        1. Aconselho a dar um tempo ao seu amigo e que ele mesmo diga que é gay, Forçar a barra não vai adiantar nada e pode até afetar a amizade de vocês. Abraços e boa sorte!

          1. Bom conselho, Gabriel.
            Cada um tem o seu tempo para se assumir, Ronan. Quando seu amigo achar que é a hora certa, ele te dirá. E não fique encanado com isso.
            Um grande abraço.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s